-Módulo 6-
(em desenvolvimento...)
(em desenvolvimento...)
Aula de projecto 1
Nesta aula, os professores fizeram uma introdução ao tema da nova disciplina de Tecnologias: Design do Produto.
Explicaram as diferenças que constariam nesta nova proposta de trabalho em relação aos anteriores módulos trabalhados, essas diferenças consistem no carecimento de desafio e, por consequência, de resposta ao desafio, de conceito e de exploração e selecção de ideias.
A pesquisa consiste na procura de dez exemplares de produtos cujas funções predominantes sejam estética, prática e simbólica.
Como esta disciplina tem como meio o desenho rigoroso, a exploração gráfica será substituída pelo “Desenho Técnico” e o produto final deverá consistir numa maquete.
Etapas do Trabalho
Desenho Técnico
Papel A3
-cubo de 12 cm de aresta em perspectiva cavaleira
-identificar, no cubo, em perspectivva cavaleira, as medianas e diagonais das faces
-identificar, no cubo, em perspectiva cavaleira, as medianas e diagonais internas
Papel de esquiço
-identificar quatro sólidos dentro do cubo em perpectiva caleira, partindo das medianas e diagonais
-esboço das projecçoes dos sólidos no método europeu
Papel quadriculado
-ensaio da planificação dos sólidos em papel (colocar medidas)
Papel A3
-projecção de um sólido segundo o método europeu (rigoroso) com cotagem
-maquete em cartolina escala 1:1
Pesquisa
Aula de tecnologias 1
Após as apresentações e uma breve explicação relativa à disciplina por parte dos professores, iniciamos o trabalho dirigido ao desenho técnico.
Os professores explicaram também o conceito de "método europeu", essencial para o desenvolvimento do trabalho proposto.
Design de Produto
“Design” é a palavra inglesa para “desenho”, consiste na associação das características práticas e funcionais de um objecto com a sua estética.
Enquanto disciplina, o design visa a criação de objectos, ambientes, obras gráficas (entre outros) que sejam funcionais e, ao mesmo tempo, estéticos, sempre tendo em conta os imperativos necessários a uma produção industrial.
Uma característica que distingue o design da obra é o facto do primeiro ter como finalidade a industrialização e a venda do produto, já que estes são geralmente destinados à produção industrial em série.
É considerado uma actividade humanista e criativa, apesar de se tratar de uma “criatividade dominada”, pois o processo de criação de um objecto deve ser pensado, organizado e ensaiado.
Esta metodologia obriga a seguir um conjunto de regras para tornar possível a obtenção de um resultado mais rápido e eficiente; a estrutura deste tipo de trabalho define várias etapas, entre elas a análise diacrónica (na qual existe a pesquisa de um tema em busca de todos os exemplos que existem, o que evita o risco de produtos iguais ou semelhantes serem postos à venda no mercado) e análise sincrónica (na qual existe uma pesquisa relativa à evolução desse tema e objectos ao longo dos tempos, o que evita o risco de criar produtos tecnicamente mais atrasados ou menos eficazes do que aqueles que já existem) após esta contextualização é que se passa à fase prática do trabalho.
Existem áreas auxiliares do design do produto como a antropometria, ciência que estuda as proporções do corpo humano e a amplitude dos seus movimentos, e a ergonomia. Esta última permite a concepção de conforto e segurança, neste aspecto, a dimensão do espaço, a cor, a climatização e a iluminação são componentes a ter em conta.
Alguns dos principais domínios do design são o design de mobiliário (que se destina aos vários espaços de uma habitação), o design de objectos de uso pessoal, de trabalho, higiene, etc., o design de transportes individuais e colectivos, o design de peças de mobiliário urbano (como equipamentos para a via pública) e o design universal que permite a acessibilidade a pessoas com deficiências.
Semana 1
Nesta primeira semana realizei a pesquisa.
O design, consoante a utilidade e o papel que o objecto possui, pode apresentar diversas funções, apresento, em seguida, três dessas funções bem como dez exemplos de objectos para cada uma delas:
É quando o design de um objecto tem como principal função a decoração estética ou a suscitação de prazer ao olhar humano provocada pela apreciação de um produto.

Lavatório Amonita
High Tech Design
www.amozonitera.com
www.khaokhiris.org
Tarantula Shoe
Mike Leavitt
www.cludilaar.blogspot.com
The Pant Shoe
www.chudilaar.blogspot.com
Sinfully Sweet Pie Shoes
Robert Tabor
www.inventorspot.com
Lomme Bed
Lomme
www.indesignlive_trunbridge_here.com
Handbag
Kathleen Dusrin
www.thewondrous.comm
www.mesquita.blog.br.com
Trunbridge Hero
David Trumbridge
www.indesignlive_trunbridge_here.com
Lustre
Modali Lustres
www.banhomix.com
É quando o design de um objecto tem como principal função a eficácia, este tipo de produtos são, geralmente, objectos, equipamentos ou produtos que são feitos para servir as pessoas (tanto particularmente como em comunidade) em resposta às suas necessidades individuais e colectivas.
Bretz
www.mulhersuperpop.com
Enzo Berti
www.torremato.com
Cristal
Flávia Pagotti Silva
www.buildingart.com
Joey Zeledón
www.coroflot.com
Estante moderna
Giuseppe Baruso
www.moveis-escritorio.org.com
Toucador
www.guimaraes-editores.blogspot.com
Armário Moderno
www.seton-pt.com
Computer ergonomic work station
www.ergonomicoffice.net
Trackball mouse
www.ergonomics-ohs.com
www.obravip.com
É quando o design de um objecto tem como principal função comunicar um aspecto simbólico, ou seja, os produtos deixam de possuir apenas utilidade para ganharem uma dimensão psíquica e social.
As pessoas usam determinados produtos com o objectivo de criar vínculos e estabelecer distinções sociais que se reflectem no espaço social.
Eastpak black bag
Monte Goldman
www.electricbikesdirect.com
Bright yellow Prada Necklace
Prada
www.polyvore.com
Sunglass
Dolce & Cabbana
www.sunglasshut.com
Cotton Lacoste Shirt
Junya Watanabe
www.arxmaanstyle.com
Damier Classique tie
Louis Vuitton
www.amatorywatches.com
Damier azur speedy bag
Louis Vuitton
www.topbrandreplicabags.com
Chinelo feminino havaianas slim azul
www.anitaonline.com
Mesh peep toe boots
Emilio Pucci
www.mycolorfashion.com
China Channel Wallet brand ladies handbag
Channel
www.ecvv.com
Scarf
www.faqs.com
Desenho Técnico
Cubo em perspectiva cavaleira com registo das linhas medianas e diagonais
Esquiço do Sólido 1 em perspectiva cavaleira
Método Europeu - Sólido 1
Esquiço do Sólido 2 em perspectiva cavaleira
Método Europeu - Sólido 2
Esquiço do Sólido 3 em perspectiva cavaleira
Método Europeu - Sólido 3
Esquiço do Sólido 4 em perspectiva cavaleira
Método Europeu - Sólido 4
Projecção do Sólido 3 segundo o Método Europeu com cotagem
Aula de projecto 2
Conclusão da definição de quatro sólidos dentro do cubo partindo das medianas e diagonais traçadas.
Aula de tecnologias 2
Inícío e finalização da maquete em cartolina de escala 1:1.
Realização
Sólido 1
Vista de Frente
Vista Lateral Direita
Vista Lateral Esquerda
Vista Posterior
Vista Inferior
Vista Superior
Sólido 2
Vista de Frente
Vista Lateral Direita
Vista Lateral Esquerda
Vista Posterior
Vista Inferior
Vista Superior
Sólido 3
Vista de Frente
Vista de Frente
Vista Lateral Direita
Vista Lateral Esquerda
Vista Posterior
Vista Inferior
Vista Superior
Sólido 2
Vista de Frente
Vista Lateral Direita
Vista Lateral Esquerda
Vista Posterior
Vista Inferior
Vista Superior
Sólido 3
Vista de Frente
Vista Lateral Direita
Vista Lateral Esquerda
Vista Posterior
Vista Inferior
Vista Superior
Sólido 4
Vista de Frente
Vista Lateral Direita
Vista Lateral Esquerda
Vista Posterior
Vista Inferior
Vista Superior
Maquete
Semana 2
Continuação do portefólio.
Aula de projecto 3
Realização do desenho técnico: projecção do sólido 3 segundo o método europeu com cotagem.
Aula de tecnologias 3
Apresentação.
Semana 3
Contclusão do portefólio.
Relatório de Execução
Na primeira aula de projecto, após os professores explicarem de que forma procederíamos com este novo módulo, ensinaram-nos alguns dos conceitos necessários à compreensão desta nova disciplina, Design do Produto, indispensáveis à realização do nosso trabalho.
O objectivo deste trabalho era construir uma maquete, em cartolina, de um cubo com 12 cm de aresta, constituído por quatro sólidos diferentes, ou seja, a montagem correcta desses quatro sólidos levaria à formação do cubo.
No primeiro trabalho de desenho técnico, tal como foi pedido, desenhei o cubo a uma escala 1:1 (um centímetro no desenho corresponde a um centímetro na realidade) em perspectiva cavaleira.
A perspectiva cavaleira é uma projecção cilíndrica oblíqua sobre um plano paralelo a uma das faces principais do objecto.
A figura que se obtém por meio desta projecção não está conforme a vemos mas sim conforme a compreensão que temos dos objectos reapresentados, daí advém a nossa aceitação natural.
A perspectiva cavaleira que foi pedida, solicitava o uso do ângulo de 45° para traçar as arestas em profundidade, o que significa uma redução de ½, ou seja, uma aresta que originalmente era de 12 cm passa à sua metade: 6 cm.
Uma vez feito este trabalho, tracei as linhas medianas (segmentos de recta que unem os meios de duas cordas ou planos paralelos) e diagonais (rectas que vão de um ângulo a outro pelo interior ou pelas faces de uma figura) internas e das faces do cubo.
Desenhei o método europeu no canto superior direito da folha, como forma de representação de todas as vistas do objecto, incluindo a representação das medianas e diagonais das faces do cubo.
Depois de ter concluído o primeiro desenho técnico, passei ao segundo que consistia em, através das linhas diagonais e medianas traçadas anteriormente, identificar o primeiro sólido constituinte do cubo. Para essa tarefa, coloquei uma folha de esquiço sobre o primeiro trabalho e tracei a lápis de cor as linhas que completariam o meu sólido. Este processo foi possível devido à transparência do esquiço que me permitia visualizar todas as linhas do primeiro trabalho.
Repeti o mesmo procedimento para identificar o Sólido 2, o Sólido 3 e o Sólido 4. Parte integrante destes quatro trabalhos era o esboço das projecções dos sólidos no método europeu, tal como se havia feito com o cubo.
À medida que realizei a projecção de cada sólido, fiz a sua planificação em papel quadriculado, o que facilitou a construção da maquete final.
O último trabalho realizado, antecedente à maquete, foi a projecção de um dos sólidos à escolha (no meu caso, do Sólido 3) segundo o método europeu com cotagem, no qual usei a escala 1:2.
A seguir a todos estes processos, passei à realização da maquete propriamente dita, usando, como forma de orientação, as planificações em papel quadriculado.
A maquete foi realizada em cartolina colorida, para cada sólido foi escolhida uma cor diferente, o que permite a sua fácil distinção.